Como dirigir com segurança na chuva

A água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo acumulados nas ruas e estradas, cria o cenário ideal para derrapagens
Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear do que em uma pista seca
Saiba como deixar seu veículo pronto para enfrentar a chuva com essas cinco dicas da Continental Pneus

As fortes chuvas que têm castigado diversas cidades do país nos últimos dias transformaram as vias molhadas em um grande desafio para a segurança. É sob essa condição adversa que fica nítida a necessidade de um perfeito casamento entre as propriedades do composto de borracha e do desenho da banda de rodagem, que precisam trabalhar em conjunto para que o pneu consiga permanecer em contato com o solo sem perder a aderência.

“Dirigir na chuva pode ser perigoso e demanda alguns cuidados especiais com os pneus. Além de ter a sua aderência posta em xeque, eles também se desgastam mais rapidamente sob essa condição. Por isso, a sua manutenção deve estar em dia”, alerta Rafael Astolfi, gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus Mercosul.

Confira cinco dicas importantes para garantir a sua segurança e evitar acidentes:

Calibragem, alinhamento e balanceamento – Para assegurar que a área de contato entre o pneu e a pista seja a ideal, com o máximo possível de água sendo drenada, é essencial não descuidar da pressão, do alinhamento e do balanceamento das rodas.

Análise dos sulcos – Também é importante observar a profundidade dos sulcos dos pneus. A Continental recomenda uma profundidade mínima de 3 mm para que o pneu possa drenar a água adequadamente. Os sulcos são essenciais para esse processo. Abaixo dessa medida aumenta exponencialmente o risco de perda de contato do pneu com o solo.

Reduza a velocidade – A água da chuva, quando misturada à sujeira e ao óleo que se acumulam nas ruas e estradas, cria o cenário ideal para derrapagens. Reduzir a velocidade permite que uma área maior da banda de rodagem entre em contato com a pista, aumentando assim a aderência.

Mantenha distância – Além de reduzir a velocidade é importante manter-se distante do veículo à frente. Em uma pista molhada o motorista necessita de três vezes mais espaço para frear do que em uma pista seca.

Aquaplanagem – Quando há muita água na pista, o veículo pode perder o contato com o asfalto e deslizar. É a chamada aquaplanagem. “Ao notar que o veículo começou a perder a aderência com o solo, em nenhuma circunstância freie ou faça qualquer movimento brusco com o volante. Aguarde que a perda gradativa de velocidade faça com que o veículo volte a ter contato com a pista e o controle seja retomado”, explica Rafael Astolfi.

A Continental desenvolve tecnologias inteligentes para o transporte de pessoas e de seus bens. Como uma parceira confiável, a fornecedora automotiva internacional, fabricante de pneus e colaboradora industrial oferece soluções sustentáveis, seguras, confortáveis, customizadas e acessíveis. Em 2015, a companhia gerou vendas de € 39,2 bilhões com suas cinco divisões: Chassis & Segurança, Interior, Powertrain, Pneus e ContiTech. A Continental emprega atualmente aproximadamente 215 mil pessoas em 55 países.

A Divisão de Pneus possui atualmente 24 locais de produção e desenvolvimento em todo o mundo. A ampla gama de produtos e os contínuos investimentos em pesquisa e desenvolvimento trazem uma grande contribuição à mobilidade com custo-benefício e eficiente ecologicamente. Como um dos principais fabricantes de pneus do mundo, com mais de 49 mil colaboradores, a Divisão de Pneus alcançou vendas de € 10,4 bilhões em 2015.

A divisão de Pneus para Veículos Comerciais da Continental é uma das maiores fabricantes de pneus para caminhões, ônibus e comerciais especiais em todo o mundo. Essa unidade de negócios está se desenvolvendo constantemente de um simples fabricante de pneus a um provedor de soluções oferecendo uma ampla gama de produtos, de serviços e de soluções relacionadas a pneus.

CategoriaSem categoria
  1. 21 de abril de 2013

    Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril delenit augue duis dolore te feugait nulla facilisi.

  2. 21 de abril de 2013

    Typi non habent claritatem insitam; est usus legentis in iis qui facit eorum claritatem.

    • 21 de abril de 2013

      Nested comment?!

Escreva um comentário:

*

Seu endereço de email não será publicado.

© 2019 KARBRASIL AUTO–CENTER JUNDIAI | FEITO COM PASSION !

logo-footer

FIQUE CONECTADO CONOSCO:

comunicado Importante

 Urgente para nosso clientes

Nós não temos serviços de guinchos e não fazemos serviços externos